BuzzerBeater Forums

BB Brasil > Índices - Esclarecimentos

Índices - Esclarecimentos

Set priority
Show messages by
This Post:
00
291911.7 in reply to 291911.6
Date: 1/9/2018 6:08:20 AM
Salvem as Lulas
II.2
Overall Posts Rated:
4949
Concordo...

This Post:
00
291911.8 in reply to 291911.1
Date: 1/9/2018 7:25:36 AM
Palestra Itália
Liga Nacional
Overall Posts Rated:
298298
Second Team:
S.E. Palmeiras
Cara...não me entenda mal, eu admiro pra caralho sua paixão pelo BB, eu fui assim também quando eu tinha mais tempo, hoje infelizmente não consigo mais me dedicar tanto.
Seu índice tem varioas fatores já apontados antes que não fazem sentido, o principal sendo ele se concentrar em stats. Ao dizer que vc validou o indice com a NBA, vc mostra que não entendeu o questionamento de disparidade de nível, já que lá tudo é comparável. Vc afirmar que em 03/04 o LBJ teve um IEG de 3,06, portanto mediano, joga totalmente contra. Busque o PER, o indice de eficiencia mais aceito e o dele foi de 18.3, acima da média. Falar que o Barba tem tbm IEG mediano é outra, já que ele joga em nivel MVP. Isso sem contar que dependendo de qual tatica o seu indice será inflado, visto que times que jogam mais rapido produzem mais stats.
Aqui vc vai achar as estatisticas avançadas da NBA, talvez consiga adaptar alguma, como VORP ou TS%: https://www.basketball-reference.com/players/j/jamesle01.h...
Por fim, vc pode aplicar seus índices nas temporadas 18, 19, 20 e 21 do Edu Farinazzo? [link=http://www.buzzerbeater.com/player/6659019/careerstats.aspx ]

Last edited by barba at 1/9/2018 7:26:07 AM

From: Harvey

This Post:
00
291911.9 in reply to 291911.3
Date: 1/10/2018 7:50:44 AM
Overall Posts Rated:
3939
Pelo que eu entendi até agr, os índices dele utilizam a quantidade de toco, assistencias, roubos e essas coisas em cada jogo. Portanto, um jogador bom na III faz uns 25 rebotes com skill 12 de rebote, mas um jogador com 18 de rebote, na LN, n vai fazer 50 rebotes, vai continuar nos mesmos 25... Por isso que os índices indicariam igualmente entre craques da LN e da III, mas pegar o craque da III de reb 12 e por na LN contra um pivo triplo 17, aí ele vai se ferrar e n indicar nada.

This Post:
00
291911.10 in reply to 291911.4
Date: 1/11/2018 9:54:58 AM
Overall Posts Rated:
103103
Ralf,

Sim, a intenção com esses tipos de análises e índices é meio que eu seja, enquanto não for o técnico e mesmo que um dia seja, vou continuar fazendo isso para poder embasar minhas decisões, é ser o Analista de Dados das nossas seleções.

É exatamente o que você disse, é super eficiente para comparar o time contra adversários da mesma liga [como eu já disse, confrontar times de determinada divisão com outras não tem como].

E, sabendo qual é as suas fraquezas e pontos fortes, e a do adversário, e sabendo o mesmo dos seus jogadores e do adversário, você consegue estudar e montar uma tática que irá tirar o melhor proveito.

É aí que um verdadeiro boom de qualidade de análises dos nossos usuários como técnicos, seja dos clubes ou de seleção irá melhorar.

Uma vez que você tem ciência dos seus fortes e fracos e do adversário e vai tentar montar uma tática pra vencê-lo sob essas condições, e o adversário também sabe disso e sabendo que você tentará surpreendê-lo, ele vai lá e joga na fraqueza da sua nova tática contra ele.

E ai foi como o Bononi falou no outro tópico, vai muito além de saber skills ou acertar o foco de preparação do dia.

E porque também serve para escalar?
Porque ele também funciona como uma contratação.

Veja que se você sabe que seu time tem problemas defensivos e não tem jogadores que estão sendo treinados para isso, você precisará contratá-los. Para isso, os índices também ajudarão e darão suporte, MAS - por conta de um possível jogador a ser contratado poder ser de um nível de liga diferente do seu atual, país etc - as skills, mais uma vez, serão a base para a sua contratação.

Pois veja, se o cara tiver skills altas e jogar numa divisão fraca e não tiver bons índices, então com certeza, ele não é uma boa opção.

O mesmo serve para as convocações que nada mais são que as "contratações" para a Seleção.

Sabendo que o Brasil U21 tem um problema defensivo, vou atrás de jogadores que cubram essa deficiência.
Para um jogador de garrafão ser considerado um bom defensor, a skill Defg precisa ser mais alta que o Atag e o Toco também tem um grande peso - por isso não pode ser baixo [menos que 5, por exemplo] e Rebote quanto mais alto melhor. Ainda para o garrafão - e como qualquer outra - Defp também ajuda.

Só que, depois dessa primeira análise de skills, a gente usa os índices como suporte.
Se mesmo com essas skills e, olhando cada jogador para a sua realidade dentro do clube, se os índices forem baixos, deve-se ter um ponto de atenção - mas não acho que deve ser fator de exclusão.

Diferentemente é quando eu critico algum jogador quando em atuação pela seleção pois ali, num mesmo nível de competitividade, se ele tem as skills altas praquela função, diretamente o desempenho e índices devem ser correspondidos.

Mesmo que possa ter táticas que contribuam para o melhor desempenho de cada jogador, numa média geral, números muito altos ou muito baixos são equilibrados. Mas, sempre repetindo e reforçando, os índices são só mais uma ferramenta e nunca deve ser levada como prioridade, é apenas um suporte.


Barba,

Tudo o que tô não tô tendo é tempo HAHAHA é que como disse que iria fazer o máximo para ajudar e colaborar com o BB e nossas seleções, estou tentando cumprir, me comprometendo com o que disse.

Sim, justamente por lá ser tudo comparável, é como se estivéssemos comparando uma mesma divisão no BB. Quis dizer que o efeito comparativo para lá é quanto as equações e outros cálculos que uso para fazer os índices aqui, também fazem sentido lá. Única coisa que muda não é como os índices são calculados mas sim como eles são vistos e analisados [parâmetro]

O IEG serve muito mais para ver qual o peso do jogador para seu time. Harden ter um IEG 3 significa que na maioria das vezes ele não tem que carregar o time nas costas, como West, uma vez que todo o elenco consegue se entregar um pouco para um excelente desempenho.

This Post:
00
291911.11 in reply to 291911.9
Date: 1/11/2018 10:01:02 AM
Overall Posts Rated:
103103
Na verdade, depende do índce.

Mas o que mais utiliza mais stats é o IEG, os outros utilizam apenas alguns.

Um cara que pega 8 rebotes defensivos e 2 tocos em média numa LN terá um índice defensivo similar a de um cara de III que pega 10 e 3, respectivamente. Apenas um exemplo.

E sim, mais uma vez, isso não significa que se pegar esse cara da III e colocar numa LN ele vai ter o mesmo índice - se não tiver a mesma qualidade de skills.

Mas se esse cara de III tiver skills equiparadas com a LN, há grandes chances dele conseguir desempenhar similarmente sim seu desempenho e índices.