BuzzerBeater Forums

Brasil - IV.16 > Planejamento Financeiro - Finanças para Iniciantes

Planejamento Financeiro - Finanças para Iniciantes

Set priority
Show messages by
This Post:
22
292201.1
Date: 01/22/2018 21:18:33
Overall Posts Rated:
103103
Bom pessoal, resolvi fazer aqui, onde tudo começou, depois de 10 anos, uma postagem melhor para que os iniciantes consigam aproveitar bem o jogo sem se preocupar com as finanças.

Antes de mais nada, vale muito ressaltar que o BB - BuzzerBeater - é um jogo complexo e toda a calma e paciência neste início é essencial.

E assim como todo jogo, no começo parece ter coisas intermináveis para ver e aprender, mas garanto que é só no começo mesmo. Com o tempo, com o costume de jogar, vai ficando bem estático - mas não menos interessante.


Resolvi fazer essa postagem também porque vi muitos novatos chegando aqui, vindo de outros jogos de gerenciamento, e montando grandes equipes, ganhando tudo mas quando menos esperam, suas finanças o sufocam, ficam sempre no negativo, não conseguem renovar a equipe, comissão técnica, perdem jogos e acabam perdendo o interesse de jogar.

Como dito, use o manual com tranquilidade e utilize o período aqui proposto para sugar cada vez mais conhecimentos e testes no jogo.


Vamos começar!


ELENCO
Hoje, o BB mudou muito frente a temporadas passadas, e times novos tem grandes vantagens. Uma delas é um elenco, que sempre terá um jogador com bom potencial, jovem [18 anos, o mínimo do jogo] e com boas skills [habilidades].

Fora isso, durante a conclusão do tutorial, você ganha mais 3 jogadores, de média idade, mas com boas skills, que te ajudará a manter uma equipe competitiva nesse início.

Sem falar que, na maioria dos casos, novatos entram na Divisão III, que atualmente é a divisão mais fraca do BB Brasil, que conta com 50% de times ativos e 50% de times bots [controlados pela máquina]

Ou seja, com o elenco "fraco" pra mediano que você tem no começo, é até demais para a sua liga! Não há necessidade de fazer contratações de peso para tentar ganhar jogos. Você conseguirá ganhar mesmo assim. E porque este ponto mexe com finanças?

Pois hoje, o BB conta com um outro detalhe, Piso Salarial. Pra cada Divisão, existe um mínimo que deve ser pago pelos clubes como folha salarial. Na divisão III vem rondando entre 100k a 120k. ENTRETANTO, times novos não pagam esse piso pelas primeiras 24 semanas.

Logo, você consegue despachar alguns caras do seu elenco e economizar no salário semanal que será pago a eles e isso vai refletir na sua economia e geração de caixa, que veremos mais a frente.

Aconselho que, para manter um time bom pra III, ganhar alguns jogos e ir aprendendo sobre tudo, 12 caras são o suficiente e uma folha salarial entre 50 a 60k - mas se conseguir manter por menos, melhor!



GINÁSIO
O lugar que você conseguirá trazer dinheiro é o seu Ginásio. Quando você começa o jogo, você tem ele no mínimo de 6 mil lugares e ele vai viver cheio no início pois os fãs querem ver quem é esse novo dono. Entretanto, ele é o mínimo para se manter na III e no início e, conforme for passando as temporadas, será necessário ampliá-lo - porém, não é barato.

Com a atual capacidade, você, se lotar, terá uma renda de $ 79.480. Só visto por isso é um indicativo quanto a sua capacidade financeira. Se sua renda com o público não consegue pagar o salário do seus jogadores - no caso o piso - é porque precisa melhorá-lo!

Entretanto, estou passando por esse tema agora apenas para pincelar, não há necessidade de expandi-lo já agora no início.

TV e Mercadorias
TV e mercadorias, são suas outras fontes de renda. A TV é determinada pela qualidade da sua Liga, e cada liga, mesmo em mesmas divisões, tem um valor diferente, e ela é fixa durante toda a temporada. Atualmente, ronda entre 80k

Mercadorias está diretamente ligada ao seu clube, quantos jogadores Brasileiro você tem, quantos deles são draftados, quantos estão na Seleção [Base ou Principal] e se eles estão entre os líderes da liga e claro, o quão bom eles são.

This Post:
00
292201.2 in reply to 292201.1
Date: 01/22/2018 21:53:11
Overall Posts Rated:
103103
Olheiros e Comissão
As outras duas despesas que você terá são com Olheiros e Comissão Técnica.

Em Olheiros, é o que vai te permitir a conseguir ver melhor e analisar as futuras estrelas do Draft. Muito recomendado para os iniciantes e para times com campanhas ruins.

Atualmente, os pontos que você investe no draft na temporada podem ser acumulados para as futuras temporadas. Ou seja, se não quiser utilizar e contar apenas com a sorte no Draft, você pode guardar esses pontos e usar quando melhor lhe convir.

A sugestão de gastos aqui é de 3 pontos por semana, o que te custará 20k por semana. Não recomendo que utilizem nas primeiras temporadas, é sempre bom guardar para um momento em que você entender melhor do jogo e como aproveitar melhor o Draft. Mas, fica a seu critério!

Já a comissão são quem vão te auxiliar no tocante do clube, estão divididos entre:

Médico
Ele é quem cuidará da saúde de seus jogadores, e no início é bom ter um a nível competente pelo menos, com um salário de 6k no máximo.

Treinador
Considerado a staff mais importante do jogo - depois de você, é claro. São, por isso, os mais caros. É recomendado terem um Avançado no início, mas se já estiverem com boa orientação, um Superior também facilitará.

Treinadores são quem vão treinar seus jogadores todas as semanas, e mais sobre o treino verá a frente e também pode ver aqui: (186930.29)

Um Avançado pode sair a 12k o salário e custa pouco pra comprar, enquanto um Superior a menos que 25k de salário por chegar a custar 1 Milhão pra comprar.

Assessor de Imprensa
É quem ajudará você a ter boa reputação com fãs e que eles vão ao ginásio mesmo em tempos ruins. No início, um competente a 6k o salário também é de grande valia.


Colocando agora tudo na ponta do lápis, e considerando valores mínimos, teremos:

RECEITAS
79.480 Público
30.000 Mercadorias
79.652 Contrato TV

DESPESAS
103.500 Salário Jogadores [Considerando o Piso]
24.000 Salário Comissão
20.000 Olhiros

41.632 Lucro Líquido Semanal

Estou considerando o Piso no salário para vocês terem uma noção agora. Geralmente, encontro times novatos que já estão montando grandes elencos e que geralmente ficam nessa faixa do piso também e agora vou mostrar o impacto que isso tem nas finanças de vocês.


Lemba quando disse que o Ginásio será sua fonte de renda sempre? Então. Para começar a ganhar um pouco a mais, é necessário um investimento em mais 2 mil lugares, que não se resumem a somente Arquibancadas. Para fazer isso, você precisará desembolsar $ 848.400.

Depois de concluir todas as etapas do tutorial, você pode ter até um valor disponível aproximado, mas não é recomendado gastar isso agora. Vamos usá-lo para estruturar seu clube em outros pontos como Comissão e comprar algum outro treinee [jogador jovem a ser treinado para sua equipe] entre outros.

Com 41k de lucro por semana, ao final de uma temporada, você terá aproximadamente 500k em caixa [não estou considerando o valor já disponível e isso dizendo numa temporada desde o início]. Ou seja, insuficiente para fazer sequer o investimento no ginásio.

Caso siga as orientações fielmente, e mantenha uma folha salarial de 50k, seu lucro semanal irá para 95k e ao fim da temporada você terá mais 1,1 Mi


Considerando que você terá 500k que sobrou do início em caixa, mais 1,1, no total você terá 1,6 Milhões

Ao fim desta temporada, você já vai ter aprendido algumas coisas a mais e se sentir mais preparado, mas ainda não é hora de montar grandes equipes e nem subir para a divisão II. Logo na sua segunda temporada, faça o investimento no Ginásio. Pois será nessa temporada que você começará a pagar o piso, então, é melhor já fazer esse investimento.


Com o que restar, aproveite para renovar a staff, talvez pegar um médico e assessor avançado e trocar o treinador, para outro avançado que seja.

Last edited by Ronaldo Filho at 01/24/2018 16:19:12

This Post:
11
292201.3 in reply to 292201.2
Date: 01/24/2018 16:53:24
Overall Posts Rated:
103103
2ª TEMPORADA

Entrando na segunda temporada e fazendo essas renovações de comissão, mantendo o elenco, os treinos das jovens promessas e ampliando em mais 2k a capacidade do ginásio, vamos entrar num novo contexto.

Por causa dos treinos, seus jogadores terão um aumento de salário, da mesma forma que com jogadores vindos do draft tbm pesaram um pouco mais na folha.

Mas, vamos aqui supor que consigamos fazer uma ou outra venda/demissão e manter os 50k de salário.

Depois de todos esses procedimentos acima, vamos dizer que sobrou 700k

Devo sempre lembrar que os valores aqui são aproximados e estou trabalhando com a média para ser o mais fiel possível as simulações aqui presente para fazer com que vocês melhor entendam o quão importante pode ser o seu futuro no jogo se não, pelo menos, souber desas coisas

Com isso, seu lucro semanal será de 130k aproximadamente durante toda a temporada, o que te dará, só na temporada, +1,5 Mi

Totalizando, ao fim dela, 2,2 Milhões.

Como disse, é bom ter calma e paciência.

Com toda essa grana o pessoal já começa a desvirtuar, desfocar com o planejamento, sai gastando valores desnecessários [muito acima da média] com jogadores desnecessários [que não serão treinados ou que não ajudaram sua equipe no momento de fato] e acabam esquecendo de alguns pontos.


Vamos lembrar que ao fim dessa 2ª temporada você começará a pagar o piso salarial normalmente.

Supondo que o piso será de 110k e vc tem uma atual folha de 50k, você terá um impacto direto de 60k semanalmente no seu lucro.

Porém, esse feito te dá o seguinte fato:
- se você terá que obrigatoriamente gastar mais 60k em salário de qualquer jeito, logo, você pode pegar reforços que vão servir pra te dar competitividade mais avançada e que seja dentro de 60k sem ter impacto financeiro.

com 60k, você consegue no mercado trazer:
- ou 3 bem velhos mas com boas skills a 20k o salário e com um preço baixo;
- ou 2 caras a um preço mais alto com skills parecidas só que mais jovens e com salário de 30k

Lembramos também, que haverá novo aumento salarial de seus jogadores, principalmente daqueles que estão em treino e, nessa temporada, geralmente sobem o dobro do salário.


3ª TEMPORADA

As renovações de comissão podem ser feitas constantemente. É uma forma de manter os salário baixo deles, uma vez que eles sobem todas as semanas.
Aqui, entretanto, já sugiro que tenham um treinador Superior [que é de nível 5] mas com um salário pouco mais alto, justamente pra não ter que queimar todo o seu caixa pra contratar um com salário menor mas que custa mais de milhão.

Supondo que compre:
- um Superior a 40k de salário;
- 2 caras de 20k pra reforçar
- novo médico e assessor competentes
- amplie em mais 2550 lugares o ginásio

Tudo isso te custará em torno de 1,6 Milhões, te sobrando 600k.

Seu lucro semanal será de 96k que te dará 1 Mi na temporada, totalizando 1,6 Mi ao fim dela.


Eu sei que parece estar ficando chato e repetitivo toda essa ladainha, mas calma, terá seus motivos ao fim.

Claro que muitos não decorarão tudo, por isso, essa postagem ficará aqui eternamente, para sempre ser revisada quando acharem necessário, além de eu estar disponível sempre que precisem, caso a situações de vocês esteja diferente ou complicada já


Devo lembrar muito também que a maioria dos jogadores gostam mais do sistema contratar jovens promessas e de potencial alto, treinar e vender por um valor inflado logo depois.

Não que isso não seja ruim, pelo contrário, é uma jogada muito boa, mas quando se sabe fazer direito. Geralmente, funciona mais com jogadores com já experiência no BB ou que já jogam a algumas temporadas, além de ser um mecanismo que não está sob seu controle exatamente, pois é possível que você iniciante não consiga o mesmo sucesso de vendas pois pode ter acabado treinando errado o jogador e ele se desvalorizar.

This Post:
00
292201.4 in reply to 292201.3
Date: 01/24/2018 17:51:16
Overall Posts Rated:
103103
4ª TEMPORADA

Aqui, será A temporada. Onde você já estará com quase 100% de estrutura para poder subir, vai precisar ajustar os pontos pendentes nesta temporada.

Seus treinees acabarão de completar 21 anos, já estão na sua "última" temporada de treinos, estarão bem melhores e serão peças boas para a possível subida de divisão.
Seus jogadores velhos, dependendo de como eles estarão, poderão se manter, mas novos reforços devem chegar.

Essa é a temporada que você vai precisar queimar muito caixa.

Então, vamos fazer o que será o último crucial investimento no ginásio, de +1450 lugares, que o fará chegar a 12 mil.
Fora a renovação de comissão, vamos voltar com o treinador avançado e reduzir seus salários.
Vamos trazer mais alguns reforços de alto nível.

Supondo aqui que você queime todo o seu dinheiro para isso, os 1,6 Mi, ficando "zerado".

Para subir ou ser campeão, há uma máxima que diz que não dá pra conquistar isso tendo jogadores que são abaixo do piso da liga. Logo, vamos supor que com os reforços, aumentos etc, os salários cheguem a 200k.

Você deve estar se perguntando agora "Putz, meu lucro semanal vai pro brejo... 100k a mais que o piso!"

Na verdade, se seguir bem até aqui, seu lucro semanal será, mesmo após tudo isso, de 130k

Ao final da temporada, sem contar o prêmio de campeão, você terá 1,5 Mi


DIVISÃO II
Na divisão II, os gastos são maiores. O próprio piso poderá estar entre 220k a 240k. Esse é um indicativo de que se você quer ter um time de Play-offs numa divisão que só tem times reais e a competitividade é maior, no mínimo, precisara montar um elenco dessa forma.

Com o atual elenco, mesmo reforçado, vindo da III, você briga diretamente contra o rebaixamento e pra não ser saco de pancadas - mesmo com toda essas movimentações.

Tudo isso até aqui é pra fazer com que vc tenha uma boa saúde financeira na II e não precise ficar mal e encurralado e focar em ver táticas, analisar adversários, estratégias, conciliar uma das coisas que mais intriga no jogo que é:
- Treinar Promessas
- Conciliar Minutos
- Manter a Forma
- Ter um time competitivo.

Se você ficar mal das finanças, além disso, você terá que colocar essa parte na dor de cabeça também.

Outro ponto a considerar, alguns jogadores, principalmente mais velhos, perdem valor de mercado.

Ou seja, aqueles "vovôs" que você comprou a, por exemplo 700k pra poder subir, hoje não valerão mais do que 100k - por exemplo.
Jovens sem treino e com bom potencial, aos seus 20 anos, costumam perder forte valor também.

Ou seja, se você achou que ia recuperar ou zerar os valores um dia pago por eles os vendendo, esquece...

Provavelmente, os únicos que terão mercado bom são aqueles de 18 anos que vc treinou ao longo das últimas 4 temporadas.

E se você tiver em risco financeiro ou com lucro semanal negativo, de nada adiantará vendê-los, uma vez que os 250k de piso se manterão e se vender, além de não ter mais elenco competitivo, ter saldo negativo de caixa e lucro, vai perder o ânimo de jogar e talvez nem aguentar chegar a próxima temporada na III de novo ou acabar falindo seu clube antes.

E isso é tudo o que MENOS queremos.


Por fim, suas finanças na II ficarão com aqueles 1,5 Mi em caixa, vamos supor que será 220k de piso, seu lucro semanal será de 160k, uma vez que na II vc consegue aumentar bem os ingressos e faturar mais.

Conseguindo se manter na II, você terá 3,4 Mi, o suficiente para trazer novos reforços e deixar ainda mais competitivo.

COMPARATIVO
Suponhamos que você subisse na 2ª temporada, você teria aí pelo menos -50k de lucro [na verdade prejuízo] semanal, que é -500k ao fim da temporada - o suficiente para te fazer falir em muito menos tempo de jogo


Espero que eu tenha sido objetivo e claro com a diferença do porque é importante trabalhar dessa forma.

Qualquer dúvida, sempre estarei a disposição!

This Post:
00
292201.5 in reply to 292201.4
Date: 01/26/2018 15:24:04
|•MONST∆RS•|
III.2
Overall Posts Rated:
201201
4ª TEMPORADA

Aqui, será A temporada. Onde você já estará com quase 100% de estrutura para poder subir, vai precisar ajustar os pontos pendentes nesta temporada.



Você não subiu ?

Muito das coisas que vc escreve sobre ginásio na III... Hoje faz algum sentido pelo fato de que, um time como o seu que paga o piso e é ruim pode fazer boa campanha e manter uma ótima renda, a III. divisão está fraca e com muitos BOTs.....

Trocar técnico 3 vezes em 4 temporadas é coisa de louco, um técnico avançado com salário inicial de uns 13k da para manter durante 4 temporadas não precisa trocar.

Cada time terá sua renda e para melhorar tem que ganhar jogos, ter jogadores nacionais no elenco e de preferência draftado pelo seu time....o principal encontrar o numero mágico afim de lucrar com seu ginásio....

Na terceira para times com estrutura de ginásio está fácil fazer grana, para novatos tem que ir investindo aos poucos...

Na terceira eu aconselho a não utilizar assessor e nem médico.... custo beneficio não compensa....

É de se admirar seu empenho para contribuir com os novatos, tome cuidado com o que vc acaba postando muitas coisas que funciona para vc pode não funcionar com um mesmo time da sua liga....

Manual do jogo é leitura obrigatória....

Abraço e bom jogo...









Last edited by CBBB-azul03 at 01/26/2018 15:29:24

This Post:
00
292201.6 in reply to 292201.5
Date: 01/26/2018 16:41:30
Overall Posts Rated:
103103
Você não subiu ?


Não, mas porque eu já tinha experiência de jogo, já sabia dos macetes além de também, na época, não ter tanto tempo disponível quanto hoje - que tenho um pouco mais.

Ótimas considerações, são pontos que sempre podem ser abordados, alguns outros pontos de vista ou alguns que possa ter esquecido.

Na terceira para times com estrutura de ginásio está fácil fazer grana, para novatos tem que ir investindo aos poucos...

Claro, se tudo seguir certo e abrirem mão da competitividade nesse início para investir no ginásio dá pra conseguir sim. Um time que, mesmo que sofra em alguma parte do caminho, tendo uns 12k de ginásio está bom.

Lembro também que 12k de ginásio em 4 temporadas é para já brigar para ir a uma II e conseguir montar um elenco competitivo também.

Com menos até dá pra subir, mas ai o efeito negativo são 2:
1 - limite de renda - o famoso deixar de ganhar uma grana a mais;
2 - não conseguir manter o elenco competitivo.

É de se admirar seu empenho para contribuir com os novatos

Obrigado.

tome cuidado com o que vc acaba postando muitas coisas que funciona para vc pode não funcionar com um mesmo time da sua liga....

Sei disso, por isso resolvi repostar esse direcionamento melhor estruturado, onde repensei algumas vezes antes de postar. Já tenho 7 caras comigo que estamos tocando nesse projeto que já tem mostrado alguns resultados.

Vai dar certo sim, o Brasil do BB vai ser grande ainda, só ter paciência, proatividade e dedicar um tempinho nessa reestruturação e depois é só manter os trabalhos implantados #TenhoFé

This Post:
00
292201.7 in reply to 292201.6
Date: 03/04/2024 12:29:29
FlaBulls
III.15
Overall Posts Rated:
00
Boa tarde a todos,

Estava lendo esse tópico e percebi que fiz muitas besteiras. Sou novato no jogo e como assumi faltando 3 rodadas para os playoffs, tentei o acesso e fiz algumas contratações. A principal dela, um pivô com 65k de salário e um ALA de 15k.

Pelo visto irei comprometer gravemente as finanças. Já vi que estou com -24k de renda líquida.
Minha pergunta é: compensa tentar vender o pivô? Sei que vou perder dinheiro com isso, pelas taxas, mas a longo prazo talvez compense.

Também consegui draftar um jogador MVP com potencial. Seguem as skills:
Claudêncio Teixeira (53016189)Adicionar jogador aos FavoritosAla

Salário semanal: $ 4 709
Papel: aspirador de dinheiro


DMI: 0
Idade: 19 Calouro
Altura: 6'4" / 193 cm
Potencial: MVP
Forma: respeitável (7)
Arremesso: impressionante (9) Distância de Arr.: comum (6)
Def. Perímetro: desajeitado (4) Controle de Bola: comum (6)
Infiltração: medíocre (5) Passe: desajeitado (4)
Ataque Garrafão: respeitável (7) Def. Garrafão: ridículo (1)
Rebote: impressionante (9) Toco: respeitável (7)
Resistência: respeitável (7) Lance Livre: horrível (2)

Experiência: ridículo (1) TSP: 58 (34 + 24)

___________________________________________________

Será que vendo para fazer caixa ou tento treiná-lo?

Desde já, agradeço a ajuda