Eu tenho certeza que todos fazemos vários testes e concluímos teses diferentes de acordo com as experiências no jogo. Eu quero que todos façam como vc acabou de fazer e compartilhem as opiniões e experiências com o intuito de testar o máximo de possibilidades possível numa dialética rumo à perfeição!
Nas minhas experiências em observação de jogos (principalmente aqueles do B3 e NTs, num nível mais alto) eu concluí, no entanto, que ter algum dos jogadores com uma defesa baixa é suicídio. Por mais que ele acerte mais cestas como SG, ao mesmo tempo, não consegue marcar bem o respectivo adversário e acaba por sofrer muitos pontos. Alguns times usam uma estratégia em que o PF é um monstro e o Center tem um atg alto, mas defg não tão alto assim, mas quando eles vão contra um time em que possui os 2 bons, o Center adversário faz uma pontuação muito alta. Analogamente, ter um SG com baixo defp marcando um AP com alto arremesso e distância resultará em derrota na certa.
Em nível de seleção ainda, todas as posições serão monstros. Portanto, acho que as defesas são algo que não podemos abdicar de manter em um alto nível nos jogadores.