Demorei para responder aqui pois queria ler tudo com calma e pensar no que ia falar.
Não acho que ninguém está errado, pelo contrario, acho que todos estão certos. Foi um CONJUNTO DE FATORES que influenciou em muito com a forma que o jogo e comunidade de todos os países foram sendo afetadas e consequentemente diminuindo.
Estou no jogo desde a temporada 2, entre idas e vindas conheci muita gente. Fui GM, fui LA, conhece pessoas da Islândia, da Índia, de Portugal e dos Estados Unidos. Com essas interações consegui ver linhas gerais de interesse que se faziam explicito em todos. Primeiro, e mais obvio, o interesse por basquete, mas, sem seguida e mais importante: muitos dos usuários eram ou estudantes do ensino médio quando começaram a jogar o jogo. Isso causou idas e vindas de muitos (e me incluo nesse meio) e muitos outros simplesmente pararam por não conseguir conciliar a dedicação exigida pelo game com as vidas sociais, profissionais e acadêmicas.
Isso entra num ponto importante. BB toma muito tempo. Se você realmente quiser ter um time de elite você tem que gastar tempo analisando as escalações dos adversários, tem que gastar tempo projetando os pops de treinamento no buzzer-manager e em outras planilhas e sites. Tem que ficar atento a renda do ginásio e, principalmente, tem que ficar atento nos leilões de jogadores e membros da comissão técnica. Quem aqui nunca colocou o despertador as 4:30 da manha para acordar e dar lance em algum leilão e garantir a compra de um jogador ou treinador?
Ou seja, naturalmente a pessoa tem que ser muito apaixonada pelo jogo, ou tem que ter flexibilidade de tempo para não se frustrar com o BB se quiser ter um time de elite ou até mesmo se não quiser, pois mesmo que não queira vai ter alguém que quer e vai te dar um baile na sua liga. Dessa forma é até natural ver entender por que muitos jogadores bons, por qualquer dificuldade que seja, em algum momento pensam em desistir do jogo.
Outro ponto muito importante que o Bernspin trouxe: A comunidade digital não é a mesma de 2007.
Em 2007 estávamos no auge dos blogs e dos fóruns. Hoje em dia, tirando os grandes blogs e os poucos grandes fóruns, o usuário comum não se dedica ou gasta sem tempo fora das redes sociais como twitter, facebook, snapchat e afins.
Na minha visão a ausência de uma integração maior com o facebook, por exemplo, impede e MUITO o jogo de manter os usuários ligados. Recentemente realizei uma pesquisa acadêmica sobre isso e pude ver em entrevistas que muitos usuários têm uma rotina que se minimiza no uso de uma pequena gama de sites e mesmo os ‘jogadores’ de facebook jogam tanta coisa que acabam esquecendo de entrar nos aplicativos.
Então, imagino, que o ideal seria ao BB se adequar a essa nova realidade. O que acha que poderia funcionar?
- Um aplicativo para o celular, que desse para acessar com facilidade todas as funcionalidades do jogo.
- Integração completa com o facebook, permitindo acessar o aplicativo pelo facebook.
- Integração de notificação de jogos, leilões e afins por meio do aplicativo para facebook/smartphone.
Isso volta a conversa anterior do Noel e do Gege.
Ter uma comunidade/grupo no facebook não é problema. Deixar de vir informar sobre os planos da NT e da comunidade aqui talvez seja, pois quem não conhece, não quer, ou até mesmo NÃO PODE acessar o facebook (bloqueio no serviço ou outro motivo), acaba sim ficando mais distante do resto de vocês.
Mas acredito que o problema não é ter duas frentes de conversas. Esse não é o problema. O problema é mesmo o habito das pessoas, como comentei acima. As pessoas perderam o habito de jogar manager como o BB, quem ficou é quem realmente se interessa. Em 2007 não tínhamos tantos jogos, tantos aplicativos. E vou falar pra vocês, tem vários aplicativos managers que são tão bom ou melhores que o BB.
[Continua - Faltou espaço aqui]
Last edited by LA-Bonomi at 3/6/2016 9:55:44 AM