Apenas para finalizar o tema da parte financeira, lembrando que algo bem sustentável aqui é ter acima de 100 mil de lucro semanal. Muito provavelmente, esse número chegará após algumas temporadas.
Considere alguns fatos para considerar o seu clube administrativamente pronto para subir para a divisão II, seja sendo campeão ou buscando a melhor campanha.
- Ginásio maior que 18 mil lugares;
- Lucro Semanal maior que 120k;
- Salário de Jogadores abaixo ou igual ao piso salarial;
- 2 milhões em caixa;
- Médico Avançado
- Treinador mínimo Superior;
- Assessor de Imprensa mínimo Superior;
- 100 pontos de Draft.
Como disse, isso é o necessário para administrativamente você subir de divisão e, mesmo que não consiga bons desempenhos de jogos, não passe sufoco financeiro.
Agora, vou falar um pouco sobre como montar a base de jogadores. Lembrando que tanto na montagem do elenco como nas providências financeiras, ambos precisam ser feitos um paralelo ao outros, para que tudo possa ser feito dentro daquelas 5 a 8 temporadas.
O que chamo aqui é de Abrasileiração de Time. Porque abrasileirar? Porque é notório que sempre temos muitos jogadores estrangeiros nos nossos elencos que tem habilidades melhores, deixam nossos times mais fortes, não precisa treinar mas isso arruína nossas finanças pois eles tem alto salário, são geralmente velhos - e tendem a perder habilidades.
Apenas lembrando que esse processo de abrasileirar o elenco não precisa ser feito de uma hora para outra, pode ser feito gradativamente ao longo dessas 5 a 8 temporadas, até para manter seu time a alto nível dentro das atuais condições nacionais. Mas tenham em mente que quando estiverem com a base administrativa e elenco prontas e subir para a II, eles deverão sair de vez.
Para montar a base, você precisará manter os jogadores de draft e treiná-los ou até mesmo comprar alguns baratinhos e bons que sempre estão a venda. Mesmo com potencial baixo, treine-os.Como disse, eles serão essenciais para manter a base e fazer um time mais forte lá na frente.
Escolha manter e pegar jogadores e treiná-los conforme a sua estratégia de jogo Por exemplo: se você gosta e só joga com táticas de perímetro - Movimentação, Corre e Chuta, Princeton e Isolamento no Perímetro - pegue ai uns 3 jogadores para AP/AA e treine-os. Não perca tempo treinando eles em outras habilidades como ataque e defesa garrafão, toco ou rebote. Concentre apenas no essencial de suas funções. Afinal, eles só serão a sua base do time e não para buscar seleção. Neste exemplo, você pode ir em busca de alguns jogadores mais prontos para compensar onde você não vai treinar - o garrafão.
Esse treino deve ser focado em pelo menos 3 ou 4 temporadas. Aconselhado que tenham um treinador a nível Superior para dar conta. Tente sempre deixar como titulares os que além de terem maior habilidade, joguem melhor. Faça testes, reveze-os entre titular e reserva, AP e AA. Corre Chuta e Movimentação. Tudo isso afim de ver qual se dá melhor em cada tática - inclusive nas defensivas.
Vamos usar como exemplo de 4 temporadas. Ao longo desse tempo, é possível que seus jogadores subam entre 20 a 26 pontos de níveis cada um - respeitando velocidade e alcance conforme seu potencial. Exemplificando com pop de 20, seu AP com potencial Estrela comece com desajeitado [nível 4] em ARR, ARR DIST, DEF. PERÍ. e PASSE. Ao fim dessas 4 temporadas, suponto que você queira 5 pontos a mais em cada tributo, ele terá chego em impressionante [9]. Com certeza, não é o melhor jogador do mundo, mas claro que servirá muito bem como base. Se no caso ele começasse com respeitável [7] eles teriam Sensacional [12]. Contas básicas. Dificilmente algum com potencial 3 ou 4 chegará além de nível 12 nas habilidades - e com muito sacrifício.
Após essas temporadas, ai você busca fazer o mesmo com 3 jogadores de garrafão - e já podendo dispensar os estrangeiros. Subindo, você tem um time equilibrado e pode pegar grandes craques.