BuzzerBeater Forums

BB Brasil > Comunidade Brasileira

Comunidade Brasileira

Set priority
Show messages by
From: Nato
This Post:
44
309298.1
Date: 05/10/2021 13:58:10
Overall Posts Rated:
2424
Não sei se serei odiado por este POST mas me vejo na vontade de falar isso desde que voltei para o BB.
Tive um time em meados da temporadas 10 e resisti por algumas temporadas até me ver em uma situação da qual não poderia continuar com o BB, era época do msn, do qual tínhamos grupos, tínhamos blogs, sites, lembro da CBBB e de todo o trabalho de olhar drafts das ligas e ajudar nos treinamentos..um fórum relativamente ativo, brincadeiras, rivalidades, posso estar errado e peço desculpas, mas hoje não sinto o mesmo, a comunidade Brasileira parece ter parado, temos claro, um grupo no whats para conversarmos mas muitos, acredito eu, gostaríamos de ver o fórum lotado de gente conversando, tirando dúvidas, registros e mais registros de histórias, de gestores e equipes que passaram pela nossa comunidade e fizeram história.
Lembro do programa de tutores, do qual o Danilo do azul era meu tutor e tantos outros gestores que estão por aí e que poderiam somar tanto com a nova geração do jogo. Foi esse imaginário daquela época que me fez voltar anos depois e sentir a mesma vontade de jogar de anos atrás. Meu convite, humildemente, é para que todos voltem a ativa nós fóruns, vamos lotar isso aqui e mostrar que o Brasil ainda existe no BB.
Obrigado e desculpa se ofendi alguém.

From: LA-Bonomi

To: Nato
This Post:
33
309298.2 in reply to 309298.1
Date: 05/14/2021 01:11:52
Flying Dreams
III.4
Overall Posts Rated:
341341
Olá Nato

Fique tranquilo, não imagino que ninguém irá te odiar (ou pelo menos não deveriam) por expressar sua visão.

Particularmente acredito que não só a comunidade brasileira, mas o BB como um todo sofre por diversos fatores.

Primeiro, justamente pela mudança cultural de consumo virtual. A internet mudou, fóruns e jogos virtuais não são mais consumidos como eram consumidos quando o BB foi lançado.

Consequentemente, caímos no segundo ponto. O BB não é tipo de jogo que a pessoa comum, mesmo que goste de basquete, vai procurar. Enquanto os BBs não fizeram o aplicativo vai ser complicado atrair novos usuários e aquecer a comunidade. Isso sem falar do site, que para muitos já não funciona tão bem, principalmente para quem usa monitores Full HD, onde a resolução do BB se torna risível.

E a junção desses dois pontos acaba culminando numa menor procura pelo jogo e consequentemente uma participação menor de todos.

No caso da comunidade brasileira em especifico, entendemos e respeitamos que as pessoas prefiram usar o whats para se comunicar, porém quando os usuários saem para um rede externa o nosso papel de engajamento como LAs ou GMs se perde. Claro que sempre vamos ajudar no possível, mas não é algo que está sobre nossa responsabilidade ou na nossa lista de tarefas.

Talvez as pessoas não percebam, mas quando mudamos nossa forma de consumir e migramos para outras redes sociais realocamos os pesos dos papeis sociais que temos dentro da comunidade. E isso não é errado. Naturalmente toda comunidade acaba tendo, mesmo que inconscientemente, lideres que atuam em papeis importantes na organização/moderação da comunidade.

Gostaria de reforçar que não tem nada de errado na própria comunidade se organizar. Na verdade é até preferível que os usuários achem as melhores formas de se comunicarem entre si. Até mesmo por que os LAs e GMs devem que ser teoricamente imparciais. Embora seja nosso papel também ajudar a engajar e motivar os usuários, nosso papel é limitado. Quando se faz uma orientação, analisa uma denuncia de cheat ou que for que seja, não temos que ver nacionalidade. Temos que ser justos.

Nisso, aproveito para, pessoalmente (não como LA, mas como cidadão/individuo) fazer uma critica a comunidade brasileira, em especial ao grupo de whats. Não sei como está hoje, mas gostaria de compartilhar o que vivi e o por que sai.

Naturalmente já não gosto de participar de grupos de whatsapp, muito menos vou participar de um grupo onde se é banalizado violência e comportamentos dos quais não consigo ser conivente. Por isso digo que é importante as lideranças comunitárias, sejam treinadores da NT o/U21 ou não, entenderem que precisam atuar como lideres, pois o são.

Sei que é algo complicado de se falar, todos estamos aqui voluntariamente, por que gostamos do jogo. Mas quando queremos ver o jogo ou a NT do Brasil crescer, é preciso que comecemos a agir de forma a criar um ambiente no qual diferentes pessoas possam se sentir bem.

É muito fácil "não liderar" ou "não moderar", mas quando se opta por esse caminho você abre muitas portas que podem também servir para fidelizar, mas também podem servir como rota de fuga.

Quando pessoas optam por banalizar comportamentos violentos, compartilhamento de imagens e vídeos totalmente desconexos com o proposito de uma comunidade em defesa da "liberdade de expressão", você abre a porta para que outras pessoas simplesmente saiam.

Nesse mundo de "os incomodados que se mudem", nada é feito por que não se valoriza o individuo na formação do coletivo, se pensa apenas no livre-arbítrio e não se traça limites de boa convivência.

Enfim, dentro dos assuntos do jogo, podem contar comigo sempre que precisarem. Leio todos os tópicos, respondo os que julgo ter algo a adicionar no assunto. Converso com todos que vem falar comigo no particular e/ou por BB-Mail. Exerço minha função de LA dentro das limitações que a função permite e deve ser exercitada.

Last edited by LA-Bonomi at 05/14/2021 01:17:02

From: Nato

This Post:
00
309298.3 in reply to 309298.2
Date: 05/14/2021 08:23:45
Overall Posts Rated:
2424
Obrigado pela resposta, queria ter ouvido também diversas opiniões, não por ser meu post, mas porque, na minha opinião, isso é um assunto a ser discutido.
Não sei ao certo quantos times são realmente ativos, mas internamente vejo pipocar em algumas divisões pequenas, grupos de pessoas se interessando em interagir.
O grupo do whats eu tive a oportunidade de participar por algum tempo e tive ajuda, embora alguns tivessem uma ou outra opiniões diferentes uns dos outros, muitas discussões interessantes sobre o BB, que se estivessem em fórum, ajudaria demais novos jogadores, novos treinadores.
Temos aqui um jogo que ainda considero único, para quem gosta do esporte, para quem curte managers e competição.
Embora realmente o BB não seja como anos atrás, cabe a nós, na minha opinião, tornar nossos próprios jogadores os melhores aqui dentro.
Exemplo, atualmente estou treinando 6 jogadores principais em dois times e outros alts, aqui no Brasil temos uma forma de treinar, porém, os auxiliares da U21 de Israel, Espanha e Usa tem treinos bem diferentes que inclusive tenho tido bastante efetividade, passando esse conhecimento pra frente, gerando debates, gerando novos jogadores e movimentando aqui dentro a comunidade, aquele novo jogador que entra empolgado permanece, chama um amigo, que chama outro e por aí vai..
Gostaria mesmo de pessoas grandes na comunidade, líderes, times de alto desempenho se manifestassem e buscassem criar projetos junto com novos jogadores, quanto mais engajada por nossa comunidade, mais o Brasil vai se destacar no universo BB

From: GM-Hanks

To: Nato
This Post:
11
309298.4 in reply to 309298.3
Date: 05/14/2021 20:14:59
Buffalo Braves
Liga Nacional
Overall Posts Rated:
9393
Second Team:
Idaho State
Boa noite...
Realmente fica difícil movimentar a comunidade através dos fóruns, há pouco engajamento e interesse. O sistema de fóruns parece estar declinando com o tempo, como se estivesse defasado. Apesar disso estamos aqui no papel de "jogar junto" e atender a comunidade, especialmente os novos usuários. Pela baixa procura não me oponho à criação e participação da comunidade nos chats e grupos do Face e Whats, pela tamanha facilidade em participar/interagir, e apesar de não termos como exercer moderação e ter bastante conversa off-topic, isso ja ajuda bastante a movimentar a comunidade. Mas isso não exclui a importância do fórum, pois é ótimo para tirar dúvidas, rever tutoriais, e resolver assuntos do jogo e propostas de mudança.
Ficamos na expectativa de que o app venha para trazer essa mesma facilidade/conveniência, assim como um fluxo de novos usuários, já que os jogos através de apps são muito mais populares. Para mim mesmo que o aplicativo de inicio (no pré-alpha) focasse somente em alertas e resultados já seria muito útil.

Last edited by GM-Hanks at 05/14/2021 20:16:44

Jogue Limpo.
From: Nato

This Post:
00
309298.5 in reply to 309298.4
Date: 05/15/2021 07:01:34
Overall Posts Rated:
2424
Acredito que os fóruns estejam realmente defasados pela quantidade de novas ofertas que existem hoje em dia. Porém, o fórum do BB é algo extremamente simples e completo para usar, adicionar links e edição, talvez falte literalmente o convite para novos usuários e participação dos antigos em temas complexos e simples, como por exemplo um canal de apresentação, refazer as novas formas de gestão, estratégias de treinamento, mandar mensagem a cada usuário ativo convidando ao fórum etc
Quero deixar claro que não estou aqui "militando" contra whatsapp, face, qualquer outro lugar ou quem usa, estou apenas sendo um usuário que viu o melhor dessa comunidade, que adora este jogo, querendo pensar em formas de movimentar novamente, temos 200 players ativos de acordo com o site, acho que é possível.
Obrigado por vocês terem respondido, como staffs e como jogadores, nossa comunidade parece estar bem servida neste ponto.

From: Bernspin

To: Nato
This Post:
00
309298.6 in reply to 309298.5
Date: 05/16/2021 14:34:01
Franca Shoemakers Revival
II.3
Overall Posts Rated:
401401
Second Team:
Mito só o da Caverna
Acho essa discussão extremamente pertinente. Na minha opinião, as discussões deveriam ocorrer aqui, sobretudo as de caráter mais oficial. Eu particularmente detesto facebook e whatsapp, acho um lixo para seguir as discussões, os assuntos não são moderados, é tudo caótico. O ideal seria que os usuários interagissem por aqui mesmo. Posso estar enganado, mas tenho a impressão de que a maioria dos usuários do BB jogam via desktop, certo? Então por que não discutir e interagir aqui?

Portanto, por mais que meios de discussão externos tenham certa prevalência em relação a esse fórum, creio que os moderadores e GMs deveriam privilegiar, sempre que possível, esse fórum para a discussão, deixando fb e whats para papos furados e discussões mais voláteis apenas.

Last edited by Bernspin at 05/16/2021 14:37:11

Message deleted
Message deleted
From: Nato

This Post:
00
309298.9 in reply to 309298.7
Date: 05/17/2021 10:23:39
Overall Posts Rated:
2424
Olhando fóruns de outros países, vejo que há movimentação. Está ferramenta aqui é bastante fácil de usar, precisávamos de uma ideia de engajamento, de apresentação, pra trazer o pessoal pra dentro do fórum de novo mas para isso, teríamos que ver novamente grandes nomes da nossa comunidade postando, acompanhando, ajudando a construir, principalmente o pessoal da LN que são jogadores extremamente experientes e ótimos jogadores.
O fórum está defasado, concordo, mas acho que o whats nunca vai ter a mesma função de um fórum dentro de uma comunidade, principalmente para registro de informações.

From: Bernspin

To: Nato
This Post:
00
309298.10 in reply to 309298.9
Date: 05/17/2021 14:26:30
Franca Shoemakers Revival
II.3
Overall Posts Rated:
401401
Second Team:
Mito só o da Caverna
se eu pudesse trocar de país eu toparia me responsabilizar por fazer essa gestão dos fóruns do Brasil rsrs

From: J. C. Ford

To: Nato
This Post:
33
309298.11 in reply to 309298.10
Date: 05/17/2021 20:51:25
Ford Redemption
II.4
Overall Posts Rated:
3333
Voltei aqui pra ficar treinando, não ganhando nada, esquecendo do time, perdê-lo e voltar de novo (como faço desde 2008)... E como voltei, vou dar meu pitaco nesse assunto.

Pessoalmente acho que essa migração para as redes sociais foi um caminho sem volta. Os fóruns do jogo foram ótimos e tiveram o seu papel há 10 anos atrás, mas os administradores do BB não fizeram uma única melhoria com o passar dos anos. Tipo... Nem um motor de busca decente está disponível aqui. Por mais que eu concorde que o Facebook e o WhatsApp não sejam ideais para esse tipo de discussão, cabe destacar que no primeiro, por exemplo, dá para pesquisar por tópicos antigos facilmente.

Sem contar que, como o Bonomi disse, o fórum só serve para navegação no desktop e, mesmo assim, precisa de um zoom de 150% para ver direito em Full HD em uma tela de 15 polegadas. Ao meu ver fica complicado desenvolver qualquer coisa por aqui nesse site com layout ultrapassado, ainda mais quando tão poucas pessoas utilizem desktop atualmente.

Por fim, eu concordo que seria melhor o engajamento nos fóruns oficiais, mas ao meu ver é muito difícil pensar que, sem um total repaginamento no sistema (o site inteiro precisa pra falar a verdade), as pessoas voltem a interagir aqui. A internet mudou, mas parece que os administradores não percebem, ou simplesmente não se esforçam mesmo para adequar o jogo a uma nova realidade.