BuzzerBeater Forums

BB Brasil > U21 National Team Debate Thread

U21 National Team Debate Thread (thread closed)

Set priority
Show messages by
This Post:
00
216954.58 in reply to 216954.51
Date: 5/21/2012 1:19:58 PM
Overall Posts Rated:
5050
Uma questão. Eu não li tudo, ou quase nada para ser honesto visto que não sou eu que tenho que decidir o voto, o pouco que li, e na diagonal, parece-me que entendi o ponto, mas tenho uma grande dúvida.

Dizes que só vais convocar jogadores com potencial que possam chegar na NT. Suponho que M.V.P. ou superior, para que eles possam evoluir para chegar a NT. Questão é...eles não podem evoluir da mesma maneira sem serem chamados na U21?Porque achas que chamar apenas esses na U21 vai fazer com que estes evoluam mais?

Está a fazer-me bastante confusão isto.

Exatamente isso está sendo feito, e outra coisa, os titulos refletem o trabalho que esta sendo feito no geral, e nao apenas com os HOFs, que é um trabalho feito quase sempre fora do espetáculo principal, vou dar um exemplo prático: O jogador Onofre Carvalhães não passou pela U21 e tá quase indo pra NT, pois continuou seu treinamento.

Não ta afim de debater sobre ideias propriamente contraditórias da mesma pessoa, ja tenho minha filosofia e mostrei o que sou capaz em 2 mandatos, aliás, pode perceber também o elenco na NT: Armando Branquinho, Juvenal Pascual, Danilo Martinello, Diocleciano Vargas, Onofre Carvalhaes, Olavo Skywalker, Zé Tavolaro, Evair Vaggione, todos esses vieram do trabalho da CBBB desde que o Danilo e posteriormente eu pegamos a U21. E tem outros que tem o potencial e estão sendo treinados, como o Adair Baiano, o Samuel Fajardo e o Evilásio de Deus.

A pergunta era para mim, mas o Lucas respondeu, tudo bem. Seguem as minhas respostas:

Ao Damena:
Por trás do treinamento e do status de ter jogador na seleção, existe todo um comportamento que precisa ser reavaliado. Quando você muda as regras do jogo, com discussão, com planejamento e competência, você provoca mudanças e adaptações. Se você escalar apenas MVP para alas, e PHF e acima para as outras posições da seleção sub-21, você muda com o tempo a cultura de treinar dos técnicos brasileiros, que hoje tem baixa expectativa. Nós precisamos levar a todos os treinadores brasileiros nossa forma de treinar e jogar. Você não treina jogador abaixo de MVP no Abrantes Basket, porque você sabe que não compensa a longo prazo. Quando você leva a todos os treinadores essa realidade, e ensina a maneira de chegar a esse nível, você está aumentando a expectativa de resultados do time daquele treinador e elevando o nível da disputa. Em um momento que pode ser a médio ou longo prazo, nenhum treinador brasileiro das três primeiras divisões pelo menos vão treinar jogadores coom potencial baixo, preferindo colocar no mercado um de 18 anos super estrela por exemplo e comprar pelo mesmo preço e as vezes muito mais barato um com 19 anos PHF ou superior. Ou mesmo planejar o recurso financeiro para adquirir um PHF com 18 anos, quando cair no mercado.

Ao Lucas:
Independente de competência e capacidade que não está em discussão aqui, a maioria desses jogadores que você listou não são jogadores de seleção, AF menos que PHF não dá nem aqui nem em lugar nenhum para ganhar campeonato mundial, é o melhor que temos mas não dá para ganhar nada com isso. O restante eu vou citar apenas o Onofre Carvalhaes como exemplo, mas quem quiser verificar todos pode conferir nas transferências do jogador, não foi treinado sob sua supervisão e sim por técnicos de outro país e foi comprado agora recentemente no dia 2 de maio, então você está se vangloriando por coisas as quais não foi responsável. Não abaixa o nível, que o debate está bom.

This Post:
00
216954.59 in reply to 216954.45
Date: 5/21/2012 1:22:05 PM
Overall Posts Rated:
5050
Pois é, também me preocupa um pouco isso, o Diogo demonstrou nas últimas temporadas que sem dúvida é um grande manager, mas me parece estar superestimando um pouco a força de um técnico de sub-21. Já tive esse cargo e posso afirmar que convocar ou não deteminado jogador não faz tanta diferença na evolução dele, exceto se o dono for brasileiro. Portanto, a questão crucial não é convocar ou não, e sim manter ou não o jogador no Brasil. E nisso não há muito o que o técnico da sub-21 possa fazer, pelo menos não diretamente.

Editado por LA-Bernspin em 21/5/2012 11:05:46

Você falou tudo Bernspin, o ponto central da questão é esse, precisamos manter os jogadores no Brasil, jogadores com potencial para chegar a seleção principal. Tem muita coisa que o técnico da sub-21 pode fazer sim, desde que mantenha uma equipe bem informada e atuante.

Last edited by CBBB-Diogo at 5/21/2012 1:44:04 PM

This Post:
00
216954.60 in reply to 216954.47
Date: 5/21/2012 1:30:29 PM
Overall Posts Rated:
5050
O caso é que o discurso que ele apresentou,juntamente com as perguntas respondidas depois deixara o seu texto muito confuso,no discurso ele deixou claro que seu foco era buscar titulos para a U21,mas com as suas respostas esta falando que quer deixar jogadores preparados para a seleção,não estou entendendo qual é o principal objetivo do diogo

Editado por kaicfera em 21/5/2012 11:44:11

O foco é buscar títulos, o trabalho para se conseguir isso é que pode ter causado essa confusão momentânea. Para se ganhar títulos na sub-21 precisamos de jogadores muito bem treinados, por treinadores experientes e com potencial alto para continuarem evoluindo com 21 anos, chegando no final da temporada com defesa e ataque de garrafão por exemplo 'Fenomenal" e as outras acompanhando. Um jogador eternal All Star não consegue chegar nesse nível nem com 25 anos, e um super Estrela consegue uma skill ou duas estupendo mas demora demais para subir inviabilizando a competição.
Por isso é preciso mudar a cultura dos brasileiros de achar que jogador com potencial baixo chega a algum lugar, a verdade é que não chega a lugar nenhum.

Last edited by CBBB-Diogo at 5/21/2012 1:31:03 PM

This Post:
00
216954.61 in reply to 216954.46
Date: 5/21/2012 1:38:06 PM
Overall Posts Rated:
5050
O que eu imagino que o Diogo esteja pensando é o seguinte: se o jogador de tal técnico não é convocado pra Sub-21, o técnico vai pensar que ele tbm não tem chance de chegar na NT e não vai prosseguir o treinamento de maneira correta, se prosseguir.

Acho que isso é caso de saber conversar. Técnico da Sub-21 + técnico da NT + CBBB tem que convencer o treinador a continuar o treino e que o fato de um jogador não ir pra seleção de base não significa, necessariamente, que ele está fora dos planos da NT.

Na verdade, se a maioria dos técnicos treinarem jogadores de potencial alto, vários não serão convocados para a seleção. O trabalho que estou disposto a fazer, é conseguir que essa seja uma realidade na comunidade brasileira.
Quando conseguirmos mostrar aos treinadores, como se administra bem o time e o treino, isso estará claro para eles e todos os atores desse desenvolvimento tem responsabilidade direta na conscientização dos treinadores. Treinar jogadores de potencial baixo é perda de tempo, nenhum treinador de ponta faz isso, nós precisamos educar os treinadores brasileiros, todos eles de que isso é uma realidade, vamos conseguir com todos? Claro que não, mas com a grande maioria com certeza. Para isso é preciso que os técnicos das seleções brasileiras tenham coragem de abrir mão da disputa que não vão ganhar nada com o nível atual e trabalhar para tornar o que é preciso em realidade.

This Post:
00
216954.62 in reply to 216954.48
Date: 5/21/2012 1:38:52 PM
Overall Posts Rated:
5050
O que eu imagino que o Diogo esteja pensando é o seguinte: se o jogador de tal técnico não é convocado pra Sub-21, o técnico vai pensar que ele tbm não tem chance de chegar na NT e nãovai seguir o treinamento de maneira correta, se seguir.

Acho que isso é caso de saber conversar. Técnico da Sub-21 + técnico da NT + CBBB tem que convencer o treinador a continuar o treino e que o fato de um jogador não ir pra seleção de base não significa, necessariamente, que ele está fora dos planos da NT.

O que eu posso dizer é que não é simples convencer o chinês (que só fala chinês) dono daquele AF HoF de 20 anos e 50k de salário a treinar o AF adequadamente se o chinês simplesmente não quiser (ou talvez até quisesse se a comunicação com ele fosse possível). E isso acontece. Muito.

Não precisamos convencer o Chinês, precisamos convencer os brasileiros a não deixar o jogador ir para a China. ;-)

This Post:
00
216954.63 in reply to 216954.49
Date: 5/21/2012 1:41:41 PM
Overall Posts Rated:
5050
Este é o principal problema,conseguir manter os jogadores brasileiros,ja que é quase impossivel um time de III ou IV manter um hof no time.Com a saida desses jogadores para o exterior,fica muito mais dificil manter o contato,para q o jogador seja treinado corretamente

Editado por kaicfera em 21/5/2012 11:55:27

Não é difícil um time da IV e da III divisão ter um jogador desse nível e ter um time bom. O Acaraú Minas http://www.buzzerbeater.com/team/32716/players.aspxestá na terceira divisão e tem 3 jogadores PHF no time treinando para serem AF ou Pivo da seleção principal.

Last edited by CBBB-Diogo at 5/21/2012 1:46:20 PM

Message deleted
This Post:
11
216954.65 in reply to 216954.50
Date: 5/21/2012 1:58:15 PM
Overall Posts Rated:
5050
Perguntas aos candidatos: é sabido que uma das maiores dificuldades da Comunidade Brasileira é segurar nossos trainees, o que muitas vezes acontece por desconhecimento dos treinadores, principalmente os novatos, quanto a diversos aspectos do jogo. O que vocês pretendem fazer em relação ao envolvimento da Comunidade com as seleções? Isso é tarefa da CBBB? Dos técnicos das seleções? Dos GMs? Como vcs acham que deve se convencer os treinadores a ajudar as seleções, desde o cara que está a temporadas na LN até o que chegou por aqui ontem e me responde o BB-Mail de boas vindas perguntando "como que joga essa porra?"

Esse trabalho é de todos os envolvidos com a evolução do Brasil no jogo. Você convence o treinador a ajudar a seleção ensinando a ele como se ajudar na administração do próprio time. É difícil mas não é impossível convencer os mais antigos no jogo a mudarem sua forma de jogar, o Ulberg conseguiria realizar essa façanha. Os novatos é mais fácil, só é preciso um trabalho de base bom com suporte e sustentação. Por exemplo, quano o jogador entra no jogo, ele recebe uma mensagem de boas vindas escrita pelo GM brasileiro, nessa mensagem já deveria ter todos os links necessários para sua adaptação inicial, como as conferências são confusas para quem está começando poderiamos colocar essas informações condensadas em um site externo e o link na mensagem de boas vindas do GM. É uma possibilidade.

This Post:
00
216954.66 in reply to 216954.63
Date: 5/21/2012 3:20:21 PM
Overall Posts Rated:
2121
Este é o principal problema,conseguir manter os jogadores brasileiros,ja que é quase impossivel um time de III ou IV manter um hof no time.Com a saida desses jogadores para o exterior,fica muito mais dificil manter o contato,para q o jogador seja treinado corretamente

Editado por kaicfera em 21/5/2012 11:55:27

Não é difícil um time da IV e da III divisão ter um jogador desse nível e ter um time bom. O Acaraú Minas http://www.buzzerbeater.com/team/32716/players.aspxestá na terceira divisão e tem 3 jogadores PHF no time treinando para serem AF ou Pivo da seleção principal.

Po mas o cara abriu mão totalmente de ter um time competitivo, e poucos são capazes de se sacrificar assim...

This Post:
55
216954.67 in reply to 216954.58
Date: 5/21/2012 3:20:32 PM
Overall Posts Rated:
160160
Ao Lucas:
Independente de competência e capacidade que não está em discussão aqui, a maioria desses jogadores que você listou não são jogadores de seleção, AF menos que PHF não dá nem aqui nem em lugar nenhum para ganhar campeonato mundial, é o melhor que temos mas não dá para ganhar nada com isso. O restante eu vou citar apenas o Onofre Carvalhaes como exemplo, mas quem quiser verificar todos pode conferir nas transferências do jogador, não foi treinado sob sua supervisão e sim por técnicos de outro país e foi comprado agora recentemente no dia 2 de maio, então você está se vangloriando por coisas as quais não foi responsável. Não abaixa o nível, que o debate está bom.

Quem baixa o nivel da discussão é voce rapaz, em momento algum eu critiquei sua postura nem suas ideias, eu apenas apresentei as minhas, o Damena citou algo que já esta sendo feito e eu reforçei a ideia dele como um argumento meu, e voce vem dar pitaco sem falar. O Adair Baiano voce nao vai demorar a ver na NT, o Fajardo tambem nao, o Vargas foi acompanhado de perto todo o tempo, assim como Tavolaro, não vou citar os outros por que são MVP e na sua ideia MVP não chega a lugar nenhum, e eu não vou criticar essa ideia por que nao preciso fazer isso. O dono do Onofre tinha interesse no treinamento desde o inicio, e assim que ele foi a venda eu e o Ulberg procuramos um dono brasileiro que tivesse grana e interesse em treinar, assim como vários outros estão surgindo com essa intenção.

Voce desvaloriza demais a competição em pró de algo maior, mas esquece muitas vezes que é da natureza do ser humano ganhar e competir, e te afirmo, que se voce ficar com campanhas ridículas, não puder dar nenhuma prova concreta de que pode fazer, vai sofrer duras críticas, e não adianta vir com discursinho pondo a culpa na comunidade, metade do trabalho da U21 é do treinador, a outra metade é da comunidade, a proporção é de 1 pra 1000, e por enquanto eu aguentei sustentar tudo que disse que ia fazer, além de subir o nível da U21 a nível competitivo mundialmente, e tenho feito até mais que esses 50%, justamente pela pouca participação de jogadores como você, que sabem o que querem mas resolvem falar só pra desmerecer alguem. A CBBB tem que contar com jogadores quase iguais a voce, a diferença é que eles precisam se manifestar nas horas de necessidade, e não querer tomar conta do espetáculo de 3 em 3 meses.

Competência e capacidade estão sim em discussão aqui, a não ser que você não as tenha e não queira usar como argumento.

This Post:
00
216954.68 in reply to 216954.57
Date: 5/21/2012 3:31:33 PM
Overall Posts Rated:
229229

Focar em conquista de títulos não necessariamente deve ser um trabalho imediatista. Com o nível dos jogadores que temos a disposição, isso seria impraticável. Quando eu falo que vou focar nisso, estou dizendo que a médio ou longo prazo, podemos nos esforçar(conjunto) para mudarmos a cultura atual de tentar treinar jogadores com baixo potencial para a seleção sub-21. Como já disse antes e torno a repetir com 21 anos os jogadores de baixo potencial são engolidos facilmente pelos de alto potencial devido a demora no aumento das skills.

O jogador não atendendo as expectativas, não será convocado, independente do potencial. Ou seja, não será convocado um PHF só por causa do potencial dele em detrimento a um Eternal All Star que seja melhor, simplesmente não convocarei nenhum deles, reservando a vaga para colocar no mercado algum jogador que esteja em time prestes a se transformar em bot. Quando você foca nesse procedimento você automaticamente abre mão da disputa de títulos devido as mudanças de entusiasmo do time quando da escalação e liberação dos jogadores.

Estou me propondo a tentar organizar o grupo "Adote um canarinho" de modo a deixar no Brasil os jogadores com potencial.

Cara, não é questão de cultura! Jogadores treináveis e com alto potencial são rarissimos e custam muito caro! Estou ha mais de 1 mes atras de um jogador brasileiro de alto potencial para treinar, estava com 5kk em caixa, e não apareceu nenhum que me satisfizesse, tirando o russo que foi parar num time venezuelano por causa do horario infeliz do leilao. Então os managers treinam jogadores com potencial nao tao alto 1) porque jogadores de nivel e potencial alto são caros 2) eles são caros porque são extremamente raros.

Advertisement