BuzzerBeater Forums

BB Brasil > U21 National Team Debate Thread

U21 National Team Debate Thread (thread closed)

Set priority
Show messages by
This Post:
11
216954.48 in reply to 216954.46
Date: 5/21/2012 10:49:02 AM
Overall Posts Rated:
229229
O que eu imagino que o Diogo esteja pensando é o seguinte: se o jogador de tal técnico não é convocado pra Sub-21, o técnico vai pensar que ele tbm não tem chance de chegar na NT e nãovai seguir o treinamento de maneira correta, se seguir.

Acho que isso é caso de saber conversar. Técnico da Sub-21 + técnico da NT + CBBB tem que convencer o treinador a continuar o treino e que o fato de um jogador não ir pra seleção de base não significa, necessariamente, que ele está fora dos planos da NT.

O que eu posso dizer é que não é simples convencer o chinês (que só fala chinês) dono daquele AF HoF de 20 anos e 50k de salário a treinar o AF adequadamente se o chinês simplesmente não quiser (ou talvez até quisesse se a comunicação com ele fosse possível). E isso acontece. Muito.

This Post:
00
216954.49 in reply to 216954.48
Date: 5/21/2012 10:50:36 AM
Overall Posts Rated:
1414
Este é o principal problema,conseguir manter os jogadores brasileiros,ja que é quase impossivel um time de III ou IV manter um hof no time.Com a saida desses jogadores para o exterior,fica muito mais dificil manter o contato,para q o jogador seja treinado corretamente

Last edited by CBBB - kaicfera at 5/21/2012 10:55:27 AM

This Post:
11
216954.50 in reply to 216954.47
Date: 5/21/2012 11:05:42 AM
Overall Posts Rated:
5555
Perguntas aos candidatos: é sabido que uma das maiores dificuldades da Comunidade Brasileira é segurar nossos trainees, o que muitas vezes acontece por desconhecimento dos treinadores, principalmente os novatos, quanto a diversos aspectos do jogo. O que vocês pretendem fazer em relação ao envolvimento da Comunidade com as seleções? Isso é tarefa da CBBB? Dos técnicos das seleções? Dos GMs? Como vcs acham que deve se convencer os treinadores a ajudar as seleções, desde o cara que está a temporadas na LN até o que chegou por aqui ontem e me responde o BB-Mail de boas vindas perguntando "como que joga essa porra?"

This Post:
00
216954.51 in reply to 216954.44
Date: 5/21/2012 11:28:17 AM
Overall Posts Rated:
160160
Uma questão. Eu não li tudo, ou quase nada para ser honesto visto que não sou eu que tenho que decidir o voto, o pouco que li, e na diagonal, parece-me que entendi o ponto, mas tenho uma grande dúvida.

Dizes que só vais convocar jogadores com potencial que possam chegar na NT. Suponho que M.V.P. ou superior, para que eles possam evoluir para chegar a NT. Questão é...eles não podem evoluir da mesma maneira sem serem chamados na U21?Porque achas que chamar apenas esses na U21 vai fazer com que estes evoluam mais?

Está a fazer-me bastante confusão isto.

Exatamente isso está sendo feito, e outra coisa, os titulos refletem o trabalho que esta sendo feito no geral, e nao apenas com os HOFs, que é um trabalho feito quase sempre fora do espetáculo principal, vou dar um exemplo prático: O jogador Onofre Carvalhães não passou pela U21 e tá quase indo pra NT, pois continuou seu treinamento.

Não ta afim de debater sobre ideias propriamente contraditórias da mesma pessoa, ja tenho minha filosofia e mostrei o que sou capaz em 2 mandatos, aliás, pode perceber também o elenco na NT: Armando Branquinho, Juvenal Pascual, Danilo Martinello, Diocleciano Vargas, Onofre Carvalhaes, Olavo Skywalker, Zé Tavolaro, Evair Vaggione, todos esses vieram do trabalho da CBBB desde que o Danilo e posteriormente eu pegamos a U21. E tem outros que tem o potencial e estão sendo treinados, como o Adair Baiano, o Samuel Fajardo e o Evilásio de Deus.

This Post:
00
216954.52 in reply to 216954.43
Date: 5/21/2012 11:32:26 AM
Overall Posts Rated:
55
eu acho que convocando um jogador de potencial elevado pra U21 contribuiria para que o treinador do time dele continue empolgado com o treinamento e invista cada vez mais no mesmo, evidentemente que beneficiado com o plus que é ter um jogador convocado.

Outra razão para a convocação é poder acompanhar a evolução mais de perto, de forma direta, podendo opinar e ajudar o treinador em alguns aspectos que precisem melhorar etc. Evidente que isso ajudaria a não perder o controle sobre o jogador; eu penso que seguir o cara na sub-21, de perto, é mais fácil do que confiando somente nas informações prestadas pelo treinador, se e quando isso vier a ocorrer!

Enfim, me identifiquei com a linha de pensamento do Diogo. Espero que se vencer ele efetivamente coloque isso em prática, porque imagino que não seja nem um pouco fácil, além de tal filosofia ser propicia a uma enxurrada de críticas vinda dos que pensam de forma mais imediatista.

This Post:
00
216954.53 in reply to 216954.50
Date: 5/21/2012 11:35:18 AM
Overall Posts Rated:
160160
Perguntas aos candidatos: é sabido que uma das maiores dificuldades da Comunidade Brasileira é segurar nossos trainees, o que muitas vezes acontece por desconhecimento dos treinadores, principalmente os novatos, quanto a diversos aspectos do jogo. O que vocês pretendem fazer em relação ao envolvimento da Comunidade com as seleções? Isso é tarefa da CBBB? Dos técnicos das seleções? Dos GMs? Como vcs acham que deve se convencer os treinadores a ajudar as seleções, desde o cara que está a temporadas na LN até o que chegou por aqui ontem e me responde o BB-Mail de boas vindas perguntando "como que joga essa porra?"

Ja disse atrás e vou dizer novamente, aquele cara que nao tem jogador com potencial NT, vai ser instruido tambem para aprender a jogar, eu faço isso constatemente com emails que chegam a mim, chega a ser triste falar pro cara que o jogador de 21 anos dele com potencial Estrela e salário de 5k não pode ir pra U21, mas alem disso eu tenho que instruir ele pra ele arrumar o time dele, e não so eu, como tambem os scouts, aliás, ja fizemos várias chamadas pra recrutar scouts aqui, e são poucos que topam fazer esse trabalho cansativo. Respondendo direta e resumidamente sua questão Marboy: É trabalho do treinador e dos scouts, durante o contato pós draft.

Essa convicção de treinar jogadores para a seleção já está sendo feita, principalmente com a galera que tá desanimando do jogo. Ja os novatos, é o que eu respondi acima, só falta "pessoal" para atender tanta demanda, "pessoal" capacitado, não adianta que pedir pra um novato ensinar outro, por mais que um deles tenha toda a vontade do mundo, mas o que eu tenho feito é tentar ensinar os novatos, pra depois quem sabe, eles tentarem me ajudar, e vem acontecendo.

This Post:
00
216954.54 in reply to 216954.52
Date: 5/21/2012 11:37:07 AM
Overall Posts Rated:
55
Mas pelo que vejo os dois candidatos estão muito bem preparados e tem larga experiência no jogo, de maneira que o cargo estará bem preenchido seja por quem for!

This Post:
00
216954.55 in reply to 216954.52
Date: 5/21/2012 11:44:53 AM
Overall Posts Rated:
229229
eu acho que convocando um jogador de potencial elevado pra U21 contribuiria para que o treinador do time dele continue empolgado com o treinamento e invista cada vez mais no mesmo, evidentemente que beneficiado com o plus que é ter um jogador convocado.

na teoria faz sentido, mas na prática nem sempre isso acontece. essa é uma falsa questão. pode acontecer de um manager draftar um MVP de 2k de salário e treiná-lo tão bem que aos 27 anos ele atinja a seleção principal sem ter passado pela sub21 nem nada. vc pode também convocar um HoF de 18 anos e 8k de salário e o dono dele c... e andar e treiná-lo displicentemente, não importa o que você, como técnico, faça.

From: Gui
This Post:
00
216954.56 in reply to 216954.55
Date: 5/21/2012 12:10:05 PM
Overall Posts Rated:
3737
@Aos candidatos

Tenho 2 jogadores que possuem bom potencial (MVP e outro HOF), da maneira que estou treinando eles embora não seja a mais correta para a u-21 fiz de modo que o treinamento deles não atrapalhasse tanto no desempenho no meu time, como vocês pretendem fazer o acompanhamento desses jogadores (e se vão) a partir do momento em que eles passam a ter 22 anos ?

Obs: Meu MVP vem sendo convocado e meu HOF não e nem sendo pedido as skills quando no momento eu considero o HOF melhor. No meu caso que sou ativo no forúm seria facilmente revertida essa situação de não contato, mas se fosse alguém novo no jogo poderiamos perder um grande jogador.

This Post:
00
216954.57 in reply to 216954.43
Date: 5/21/2012 12:50:16 PM
Overall Posts Rated:
5050
Eu acho que tem uma coisa no seu discurso que está confusa: grosso modo, vc diz que focará em conquista de títulos, mas também defende que não necessariamente os melhores jogadores disponíveis sejam convocados, pois mais importante é formar talentos para a seleção principal.

Focar em conquista de títulos não necessariamente deve ser um trabalho imediatista. Com o nível dos jogadores que temos a disposição, isso seria impraticável. Quando eu falo que vou focar nisso, estou dizendo que a médio ou longo prazo, podemos nos esforçar(conjunto) para mudarmos a cultura atual de tentar treinar jogadores com baixo potencial para a seleção sub-21. Como já disse antes e torno a repetir com 21 anos os jogadores de baixo potencial são engolidos facilmente pelos de alto potencial devido a demora no aumento das skills.

São informações contraditórias, já que é impossível buscar títulos convocando somente os mais jovens com potencial alto (que são poucos em alto nível em idade para sub-21).

Ou será que o que você propõe é abrir mão completamente da competitividade da sub-21 visando a aumentar o nível da seleção principal, mesmo que não necessariamente uma coisa leve à outra?

Queria que você esclarecesse isso.

Edit: acrescentei mesmo que não necessariamente uma coisa leve à outra.

O jogador não atendendo as expectativas, não será convocado, independente do potencial. Ou seja, não será convocado um PHF só por causa do potencial dele em detrimento a um Eternal All Star que seja melhor, simplesmente não convocarei nenhum deles, reservando a vaga para colocar no mercado algum jogador que esteja em time prestes a se transformar em bot. Quando você foca nesse procedimento você automaticamente abre mão da disputa de títulos devido as mudanças de entusiasmo do time quando da escalação e liberação dos jogadores.

Estou me propondo a tentar organizar o grupo "Adote um canarinho" de modo a deixar no Brasil os jogadores com potencial.

This Post:
00
216954.58 in reply to 216954.51
Date: 5/21/2012 1:19:58 PM
Overall Posts Rated:
5050
Uma questão. Eu não li tudo, ou quase nada para ser honesto visto que não sou eu que tenho que decidir o voto, o pouco que li, e na diagonal, parece-me que entendi o ponto, mas tenho uma grande dúvida.

Dizes que só vais convocar jogadores com potencial que possam chegar na NT. Suponho que M.V.P. ou superior, para que eles possam evoluir para chegar a NT. Questão é...eles não podem evoluir da mesma maneira sem serem chamados na U21?Porque achas que chamar apenas esses na U21 vai fazer com que estes evoluam mais?

Está a fazer-me bastante confusão isto.

Exatamente isso está sendo feito, e outra coisa, os titulos refletem o trabalho que esta sendo feito no geral, e nao apenas com os HOFs, que é um trabalho feito quase sempre fora do espetáculo principal, vou dar um exemplo prático: O jogador Onofre Carvalhães não passou pela U21 e tá quase indo pra NT, pois continuou seu treinamento.

Não ta afim de debater sobre ideias propriamente contraditórias da mesma pessoa, ja tenho minha filosofia e mostrei o que sou capaz em 2 mandatos, aliás, pode perceber também o elenco na NT: Armando Branquinho, Juvenal Pascual, Danilo Martinello, Diocleciano Vargas, Onofre Carvalhaes, Olavo Skywalker, Zé Tavolaro, Evair Vaggione, todos esses vieram do trabalho da CBBB desde que o Danilo e posteriormente eu pegamos a U21. E tem outros que tem o potencial e estão sendo treinados, como o Adair Baiano, o Samuel Fajardo e o Evilásio de Deus.

A pergunta era para mim, mas o Lucas respondeu, tudo bem. Seguem as minhas respostas:

Ao Damena:
Por trás do treinamento e do status de ter jogador na seleção, existe todo um comportamento que precisa ser reavaliado. Quando você muda as regras do jogo, com discussão, com planejamento e competência, você provoca mudanças e adaptações. Se você escalar apenas MVP para alas, e PHF e acima para as outras posições da seleção sub-21, você muda com o tempo a cultura de treinar dos técnicos brasileiros, que hoje tem baixa expectativa. Nós precisamos levar a todos os treinadores brasileiros nossa forma de treinar e jogar. Você não treina jogador abaixo de MVP no Abrantes Basket, porque você sabe que não compensa a longo prazo. Quando você leva a todos os treinadores essa realidade, e ensina a maneira de chegar a esse nível, você está aumentando a expectativa de resultados do time daquele treinador e elevando o nível da disputa. Em um momento que pode ser a médio ou longo prazo, nenhum treinador brasileiro das três primeiras divisões pelo menos vão treinar jogadores coom potencial baixo, preferindo colocar no mercado um de 18 anos super estrela por exemplo e comprar pelo mesmo preço e as vezes muito mais barato um com 19 anos PHF ou superior. Ou mesmo planejar o recurso financeiro para adquirir um PHF com 18 anos, quando cair no mercado.

Ao Lucas:
Independente de competência e capacidade que não está em discussão aqui, a maioria desses jogadores que você listou não são jogadores de seleção, AF menos que PHF não dá nem aqui nem em lugar nenhum para ganhar campeonato mundial, é o melhor que temos mas não dá para ganhar nada com isso. O restante eu vou citar apenas o Onofre Carvalhaes como exemplo, mas quem quiser verificar todos pode conferir nas transferências do jogador, não foi treinado sob sua supervisão e sim por técnicos de outro país e foi comprado agora recentemente no dia 2 de maio, então você está se vangloriando por coisas as quais não foi responsável. Não abaixa o nível, que o debate está bom.

Advertisement