BuzzerBeater Forums

Ajuda - Português (Portugal) > Plano de Treinos Matarroês: EP

Plano de Treinos Matarroês: EP

Set priority
Show messages by
This Post:
11
141425.1
Date: 04/20/2010 20:55:33
Overall Posts Rated:
344344
Exemplo de um plano de treino a 4 épocas para um jovem Extremo-Poste.

Pressuposto: O jogador tem 18 anos, altura ideal ou perto do ideal para a posição (2m03 a 2m10 mais coisa, menos coisa), o treinador tem Nível 5 e treina sempre 1 posição com o objectivo de poder vir a ser chamado à selecção.

Tem também potencial Vedeta ou superior o que lhe permite treinar no máximo da velocidade possível até aos 21 anos.

Finalmente, tendo em conta que se trata apenas de um exemplo, o nosso jogador protótipo parte com os sub-níveis todos a 50% (i.e. se tem comum a algo, então assumimos que o valor real inicial seria 6,5, and so on).

Lembro que este é um plano para levar o jogador à selecção, poderia ser diferente se o objectivo não fosse este. Para este exemplo, podemos ver como estará o Sr. Brites daqui a algumas épocas. O sergiuz, persona que gosta tanto de me ver a trabalhar, um dia virá aqui prestar o seu testemunho sobre o plano que fizemos para ele.

Também neste caso, peguei num bom rookie da BD tuga, não é um dos melhores mas tem os níveis iniciais suficientes para se tornar num jogador de craque.Mediante as características iniciais dos nossos treináveis há que fazer ajustes, da mesma forma que imponderáveis como lesões, jogar ou não a taça, playoffs e playouts influenciariam as nossas decisões semanais.

Skills iniciais:
Altura: 2m06
Lançamento: Comum Distância: Medíocre
Defesa Exterior: Medíocre Drible: Medíocre
Penetração: Medíocre Passe: Desajeitado
Lançamento Interior: Comum Defesa Interior: Comum
Ressalto: Respeitável Desarme: Desajeitado.
Resistência: Desajeitado Lances Livres: Desajeitado

Época 1 - 18 anos

Cada época tem 14 semanas.

Na primeira época, tendo em conta que os jogadores mais novos treinam mais rapidamente, vamos concentrar o nosso plano em 2 fases, em primeiro lugar vamos deixar a defesa exterior ao nível mínimo de respeitável. É o valor aceitável para um EP mas talvez pensemos em subir mais um nível lá para a frente.

Como o jogador é relativamente alto, acredito que serão precisas 5 semanas (+ 1 semana do que seria necessário para um base). Mas com 18 anos é difícil colocar um travão no jogador. Já que ele até gosta de jogar a base, vamos também deixar o passe em medíocre porque não queremos skills a azul.

Depois disso, vamos dedicar o nosso tempo à defesa e ao ressalto. Serão as skills predominantes nas primeiras 2 épocas.
O lançamento, o drible e a penetração serão tratado a seu tempo.

Treino de Pressão: 5 semanas.
Treino de Passe: 2 semanas.
Treino de Defesa Interior: 4 semanas.
Treino de Ressalto: 4 semanas.
Treino de lançamento: 1 semana.

Final da primeira época, esperamos uma descida a resistência mas para já não a treinamos.

Plano semanal da 1ª época:

Semana 1 Pressão: sem subidas. Defesa Exterior com um sub-nível alto.

Semana 2 Pressão: possível subida a defesa exterior para Comum, ou muito perto de o fazer.

Semana 3 Passe: Possível subida do passe, ou muito perto de o fazer.

Semana 4 Passe: Subida do Passe para Medíocre, se não subiu antes. O valor do sub-nível deverá oscilar entre o 5,3 e o 5,5 o que é suficiente.

Semana 5 Pressão: Subida da Defesa Exterior para Comum, se não subiu antes. O valor do sub-nível deverá oscilar entre o 6,2 e o 6,4.

Semana 6 Pressão: Sem subidas mas com o sub-nível perto do pop.

Semana 7 Pressão: Subida a defesa exterior para Respeitável. Está na hora de mandar o nosso Quim da Lomba para a guerra. Entretanto não se esqueçam que ele levou 5 treinos de defesa interior como secundária, pelo que tendo em conta a altura dele é perfeitamente normal admitir que o valor anda já perto do 6,9.

Semana 8 Defesa Interior: Pop da Defesa para Respeitável. Este treino de 1 posição é super-rápido, há imensos registos de jogadores de 18/19 anos que sobem 2 vezes em semanas consecutivas. Claro está que depende dos sub-níveis e com este treino mais os anteriores podemos calcular que ele já deve estar nos 7,5.

This Post:
00
141425.2 in reply to 141425.1
Date: 04/20/2010 20:56:28
Overall Posts Rated:
344344
Semana 9 Defesa Interior: Não estou a exagerar se o nosso menino subir novamente, pop para Forte. Entretanto, o lançamento interior e o desarme ficaram com sub-níveis elevados.

Semana 10 Ressalto: Pop a ressalto para Forte. Tal como o treino de defesa é bastante rápido, um pouco mais lento mas ainda assim também há registo de subidas em semanas consecutivas, mesmo sendo este um treino obrigatoriamente de 2 posições.

Semana 11 Ressalto: Sem subidas mas por muito pouco. O lançamento interior levou mais um empurrãozinho, está quase a subir. A defesa interior também e sobe novamente para a semana.

Semana 12 Defesa Interior: Pop da defesa para Impressionante. Pop do lançamento interior para Respeitável.

Semana 13 Defesa Interior: Sem Pops na defesa. Ao quarto treino, poderemos ser benevolentes com o Quim da Lomba e esperar um pop no desarme para Medíocre.

Semana 14 Ressalto: Pop no Ressalto para Impressionante.

No final da 1ª época de treinos o Quim da Lomba não parece impressionar os utilizadores menos atentos mas está bem redondinho e cheio de pica para mais um ano a levar porrada:

Lançamento: Comum Distância: Medíocre
Def. Exterior: Respeitável Drible: Medíocre
Penetração: Medíocre Passe: Medíocre
Lanç. Interior: Respeitável Defesa Interior: Impressionante
Ressalto: Impressionante Desarme: Medíocre
Resistência: Tenebroso Lances Livres: Desajeitado

Época 2 - 19 anos

Neste momento o nosso homem parece não ser ainda um bicho mas no final desta época já o poderá fazer. Estando numa divisão mais baixa, tendo em conta que os adversários
são normalmente mais fracos, poderá até fazer uns brilharetes no ataque jogando a extremo com as devidas benesses tácticas. Pode até atacar a extremo em Bola Para Dentro e
defender o Poste adversário do outro lado do campo.

Vamos então optar por continuar a treinar defesa e ressalto, até ao duplo excepcional, precisamos de:
Defesa Interior: 4 semanas.
Ressalto: 4 semanas.

Introduzimos o treino de lançamento e algum 1c1, para extremos. Apesar do exemplo que foi dado ali em cima, ele pode sempre jogar a Extremo-Poste.
Lançamento: 1 semana.
1 contra 1: 2 semanas.

Sobram-nos 3 semanas. 1 delas será dedicada à resistência para garantir que a mesma não desce novamente e estabiliza. Na próxima época voltará ao desajeitado.
O outro treino será dedicado aos lances livres. O treino que nos resta poderia ser usado como joker para aperfeiçoar alguma skill que se tenha atrasado ligeiramente em relação ao previsto,
não havendo esta necessidade, podemos sempre aproveitar a última semana da época onde normalmente não há competição para o colocar novamente a BP, dando-lhe um cheirinho
mais de pressão.

Pressão: 1 semana.
Resistência: 1 semana.
Lances livres: 1 semana.

Plano da 2ª época de treinos:

Semana 1 Defesa Interior: Subida para Admirável aproveitando o sub-nível do treino anterior.

Semana 2 Ressalto: Sem subidas pois tinha subido na última semana da última época.

Semana 3 1 contra 1 para Extremos: Subida do Drible e da Penetração para Comum. O lançamento (exterior) aproxima-se do 1º pop.

Semana 4 Defesa Interior: Sem subidas. Que chatice...

Semana 5 Ressalto: Subida para Admirável. O lançamento interior está novamente com um sub-nível alto.

Semana 6 1 contra 1 para Extremos: Subida dos 2 lançamentos para Respeitável e Forte, respectivamente. O drible e a penetração ficam com um sub-nível médio.

Semana 7 Resistência: Este ano fomos de vela na taça, por isso encaixamos aqui o treino de resistência: subida para Desajeitado.

Semana 8 Defesa Interior: Subida para excepcionalm o Quim começa a impor respeito.

Semana 9 Ressalto: Não se esperam subidas.

Semana 10 Lançamento para Extremos: Sem subidas. Mais pózinhos no lançamento interior e umas micro-pititas na distância, uma skill que não valorizo muito nesta posição.
O lançamento exterior fica a bom nível.


Last edited by Martinêz at 04/20/2010 21:00:00

This Post:
00
141425.3 in reply to 141425.2
Date: 04/20/2010 20:58:08
Overall Posts Rated:
344344
Semana 11 Defesa Interior: Não se esperam subidas.

Semana 12 Ressalto: Subida para excepcional. Assim sim, Quim!

Semana 13 Lances Livres: Normalmente as equipas deverão estar em competição nesta semana, ou então não. Com o sub-nível inicial, lances livres sobem no primeiro treino: Medíocre

Semana 14 Pressão: Nesta semana só alguns competem a sério. Conforme disse, podemos treinar o que for preciso, como o Quim não precisa de nada e ao mesmo tempo precisa de quase tudo, eu opto por um treino de pressão para que ele se divirta a lamber os tacos do pavilhão.

Olá sou o Quim da Lomba e tenho 19 anos:

Lançamento: Repeitável Distância: Medíocre
Def. Exterior: Respeitável Drible: Comum
Penetração: Comum Passe: Medíocre
Lanç. Interior: Forte Def. Interior: Excepcional
Ressalto: Excepcional Desarme: Medíocre
Resistência: Desajeitado Lances Livres: Medíocre

Época 3 - 20 anos

O Quim começa a ficar impaciente pelos sacrifícios efectuados, ameaça sair do clube se não começar a tocar na xixa durante os treinos. Fazemos a vontade ao rapazo.

Para a posição em causa, embora não seja objectivo do tópico nesta fase explicar os porquês, limito-me a dizer que mais um nível de ressalto é suficiente para esta posição e idade.
Ressalto: 2 semanas.

Na defesa, precisamos algo mais, então decidimos dar mais qualquer coisa ao rapaz:
Defesa Interior: 3 semanas.

E finalmente, aquilo que o Quim tanto ansiava:
Lançamento para extremos: 3 semanas.
Lançamento interior: 2 semanas.
1 contra 1 para extremos: 2 semanas.

Sobram-nos 2 semanas. 1 de resistência que consolidará o medíocre nesta característica. O nível de lances livres é satisfatório para a idade, lá virá o tempo em que nos preocuparemos com estas subidas, para já ele tem o nível médio das selecções e é mais importante treinar o que a idade ainda permite.

Sim, adivinharam (!!!),mais um treino de pressão que será encaixado quando possível: no final da época, numa semana pouco competitiva, etc. Atão:
Pressão: 1 semana.
Resistência: 1 semana.

Plano da 3ª época de treinos:

Semana 1 Lançamento Interior: Pop para Impressionante. Não seria milagre se o lançamento subisse para forte, não faz mal, vem já a seguir.

Semana 2 Lançamento para extremos: Pop no Lançamento para Forte. A distância pode subir também.

Semana 3 1 contra 1 para extremos: Pop a penetração para Respeitável, o drible poderia subir também.

Semana 4 Defesa Interior: Com esta idade as subidas a cada 2 treinos de defesa e ressalto ainda serão naturais. Pop para sen-sa-cio-nal.

Semana 5 Ressalto: Não sobe. Entretanto o lançamento interior, que tinha subido para um valor seguro na 1ª semana, tem agora 4 treinos consecutivos como secundária.

Semana 6 Lançamento para extremos: Subida na distância para Comum.

Semana 7 Resistência: Pausa para café, ou então, novamente apanhei uma equipa da Liga Nacional para a taça! Semana do All Star: Resistência para Medíocre. Não deverá descer novamente esta época. Se o treinador tiver o brinde da condição física então é certo que fará milagres.

Semana 8 Lançamento Interior: Pop para Admirável e bem sólido. O lançamento sobe na próxima.

Semana 9 Defesa Interior: Não se esperam subidas mas o sub-nível está muito bom e na próxima semana será ainda aprimorado.

Semana 10 Ressalto: Pop para sensacional.

Semana 11 Lançamento para Extremos: Pop para Impressionante. Esta semana jogamos em correria e ele até marcou 20 pontos a extremo.

Semana 12 1 contra 1: então jogamos com ele a extremo, pronto. Pop a drible para Respeitável. A penetração está boa, obrigado.

Semana 13 Defesa Interior: Pop para extraordinário. Com 1 treino de 1c1, mais 1 de lançamento para extremos, mais o desta semana e o sub-nível inicial alto e um pouco de ajuda dos BB's o lançamento interior poderia perfeitamente subir para Excepcional nesta semana. Entretanto, contabilizo 7 treinos com o desarme a ser treinado como secundária.

Last edited by Martinêz at 04/20/2010 21:03:29

This Post:
00
141425.4 in reply to 141425.3
Date: 04/20/2010 20:58:49
Overall Posts Rated:
344344
Semana 14: Pressão: Toca a perder os kilos a mais na pré-temporada. Defesa Exterior para forte. Venham eles agora! Mais uns coisos de drible e penetração.

Tenho 20 anose ainda tenho 1 ano para subir. O seleccionador até acha que eu poderia ser uma solução para extremo já que não aparecem extremos de qualidade e por isso eu fui convocado! Na minha equipa sou o maior e até meto uns triplos porque apanho daquelas varas com defesa exterior ridícula.

Lançamento: Impressionante Distância: Medíocre
Def. Exterior: Forte Drible: Respeitável
Penetração: Respeitável Passe: Medíocre
Lanç. Interior: Excepcional Defesa Interior: Extraordinário
Ressalto: Sensacional Desarme: Medíocre
Resistência: Medíocre Lances Livres: Medíocre

Época 4 - 21 anos

Na época final de treinos Sub-21, vamos continuar a treinar quase exclusivamente o ataque, na minha opinião não precisamos de mais ressalto, poderíamos dar um treininho apenas.

Na defesa vamos tentar manter a mesma ao nível do lançamento interior e tentaremos colocar ambas em fantástico, uma vez mais relembro que este é um plano exemplo para um jogador que queremos que seja internacional Sub-21. Se o objectivo fosse outro, teríamos outro plano. Se as skills iniciais fossem outras, o plano seria também necessariamente diferente.

Esta época:
Lançamento interior: 4 semanas
Lançamento: 3 semanas.
Distância: 1 semana.
1 contra 1: 3 semanas.
Defesa Interior:2 semanas.
Resistência: 1 semana.

Semana 1 1 contra 1: Pop a penetração para Forte, Lançamento e drible consolidados. Acho muito importante a penetração num jogador desta posição pois convém esquecer que esta skill significa a capacidade que um dado jogador tem para criar o seu próprio lançamento e não a capacidade que um jogador tem para penetrar para o cesto. Um caramelo com bom drible e capacidade de jogar 1 contra 1, aliado a um lançamento muito bom face ao seu opositor directo é um jogador muito perigoso, principalmente a jogar a 4\5 metros do cesto.

Semana 2 Lançamento Interior: Sem subidas. Lançamento interior mais consolidado, lançamento perto da subida.

Semana 3: Lançamento: Pop no lançamento para admirável. mais um pouco de distância e lançamento interior.

Semana 4 Defesa Interior: Sem subidas. Fica consolidado. Não me canso de alertar para a importância dos sub-níveis. Por vezes um triplo fantástico pode ser um gajo com 14,0\14,0\14,1 e um triplo extraordinário pode ser um 13,7\13,9\13,8. A diferença real é praticamente nula. Isso pode explicar algumas coisinhas.

Semana 5 1 contra 1: Pop no drible para forte. Pop no lançamento interior para sensacional. Bicho!

Semana 6 Defesa Interior: Pop para fantástico, ou perto disso. Caso contrário os treinos de lançamento interior consolidam a subida. O seleccionador fica contente e ele não passa muito mal a defender um monstro adversário que lhe apareça pela frente. Por cada ressalto perdido, ele mete mais um queijo de cá de fora e vai sacando umas faltas. Algures por aqui deve subir o desarme para comum pois passaram-se 10 treinos de defesa interior sempre a treinar 1 posição.

Semana 7 Resistência: Pop para comum. o seleccionador é um chato, a gente faz-lhe o favor. O mais importante seria já ter descido para desajeitado voltando agora ao medíocre. De qualquer forma, no final da época estará em medíocre bem razoável, seja qual for o caso.

Semana 8 Lançamento Interior: Sem subidas.

Semana 9 Lançamento: Sem subidas. Sem stress.

Semana 10 Lançamento Interior: Pop para Extraordinário.

Por falta de espaço continuemos aqui: (141425.21)

Não sou um tipo organizado, definitivamente.

Last edited by Martinêz at 04/22/2010 18:20:39

This Post:
00
141425.5 in reply to 141425.4
Date: 04/20/2010 20:59:16
Overall Posts Rated:
344344
Reservado para a festa do 21º aniversário do Quim

This Post:
00
141425.6 in reply to 141425.5
Date: 04/21/2010 04:36:10
Overall Posts Rated:
77
Semana 10 Lançamento para Extremos: Sem subidas. Mais pózinhos no lançamento interior e umas micro-pititas na distância, uma skill que não valorizo muito nesta posição.

Hmm.. Eu acho que tem a sua importância! Há certas tácticas em que o EP lança algs vezes de 3.. Pessoalmente acho que um EP crescidote deverá ter a distância num nível 7 ou assim.

Bird is the Word...
This Post:
00
141425.7 in reply to 141425.6
Date: 04/21/2010 05:21:58
Overall Posts Rated:
344344
Tb eu mas não mais do que isso. Tens de deixar o rapazo fazer anos.

This Post:
00
141425.8 in reply to 141425.7
Date: 04/21/2010 05:33:00
Overall Posts Rated:
77
Ah ah.. Peço desculpa! Entusiasmei-me!! :p
Faz lá a festinha de aniversário do menino que dp tenho uma pergunta pra ti...

Bird is the Word...
This Post:
00
141425.9 in reply to 141425.8
Date: 04/21/2010 08:49:10
Overall Posts Rated:
344344
Não tem de quê.

Faz agora, se possível, eu só posso ter estes desvarios à hora em que toda a gente dorme e a insónia ataca, por isso não sei se o rapazo faz anos ainda hoje.

Voltando à distância, não creio mesmo que seja preciso muito mais do que isto. Ainda ontem estive entretido a verificar alguns dados e reparo que jogadores com um nível semelhante ao do Quim da Lomba conseguem ter excelentes performances da linha de 3 pontos com distância ao nível dele. No fundo, tem mais a ver com a qualidade média dos adversários do que propriamente com a skill de distância do jogador em si. Claro está que a posição dele no campo seria mudada mediante a análise táctica do adversário. Tanto podia jogar a extremo como a poste, depende de onde desse mais jeito.

Chuta a pergunta!

This Post:
00
141425.10 in reply to 141425.9
Date: 04/21/2010 10:17:01
Overall Posts Rated:
77
Relativamente à def. ext. num EP... Qual o nível adequado num EP de "sonho"? E já agr o pq...?

Bird is the Word...